
ELETROFISIOLOGIA/FONIATRIA
ELETROFISIOLOGIA DA AUDIÇÃO
Os exames eletrofisiológicos da audição são exames objetivos que estudam o funcionamento do sistema auditivo do paciente. Cada exame avalia uma parte específica do sistema auditivo, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças associadas ou não a perda auditiva. Chamamos de exames objetivos pois não necessitam da colaboração do paciente, pelo contrário, para realização dos exames, o paciente precisa estar imóvel. Dessa forma, em alguns casos (principalmente crianças) é necessário realizar os exames sob anestesia.
Os exames eletrofisiológicos da audição realizados na Rede MaterDei são: BERA automático e BERA diagnóstico (ou Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral ou Audiometria de Tronco); Potencial auditivo de Estado Estável (ou Steady State); Otoemissões acústicas transientes e Otoemissões por produto de distorção.
FONIATRIA
Área de atuação da Otorrinolaringologia que cuida de crianças e adultos com problemas de comunicação, de linguagem e de aprendizagem.
Atraso no desenvolvimento de fala e de linguagem é uma queixa comum e um problema evolutivo frequente na população pediátrica acometendo 7%-30% das crianças com cinco anos. Quando persistem na idade escolar podem causar repercussões no comportamento, no desenvolvimento social e no desenvolvimento mental até a vida adulta. Pessoas com problemas de comunicação têm mais dificuldades em se inserir no mercado de trabalho.