
OTOLOGIA
A otologia é uma subespecialidade da Otorrinolaringologia que vem ganhando cada vez mais destaque, com atuação de grande relevância dentro da especialidade.
Com uma diversidade de equipamentos e exames de alta tecnologia, o médico otologista cuida de pacientes com patologias do ouvido, como as diferentes formas de infecções (otites), as perdas auditivas, os tumores do osso temporal e da base do crânio e as alterações do nervo facial.
QUEIXAS
No seu dia a dia, o otologista lida com uma diversidade de queixas, dentre elas as principais são: surdez, dor de ouvido, infecções, paralisia facial periférica, zumbido, assim como na prevenção e reabilitação dos déficits auditivos.
Para auxílio no diagnóstico das doenças, dispomos de exames complementares como exames de audição (Audiometrias, exames eletrofisiológicos), exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética) dentre outros.
ATUAÇÃO
Trata-se de área de atuação clínico-cirúrgica, tendo como exemplos de procedimentos cirúrgicos as timpanoplastias, reconstruções de cadeia ossicular, tímpano-mastoidectomias, descompressões do nervo facial, petrosectomias, implantes cocleares e estapedotomias.
É, sem sombra de dúvidas, uma das mais fascinantes e desafiadoras áreas da otorrinolaringologia, uma vez que proporciona aos seus especialistas o desafio constante na busca pelo aprendizado e aprimoramento de técnicas cirúrgicas. Ainda, a otologia proporciona aos profissionais e, principalmente aos pacientes que dela se beneficiam, sensações e emoções únicas e imensuráveis.