Desvio de Septo: saiba o que fazer para tratar esse problema
- Flávia Lovisi
- 9 de out. de 2024
- 2 min de leitura

O desvio de septo é uma condição em que a parede que separa as cavidades nasais, conhecida como septo nasal, está deslocada para um lado, tornando um deles menor que o outro. O septo nasal ideal é reto e divide as cavidades nasais de maneira simétrica. No entanto, em algumas pessoas, o septo nasal é desviado, o que pode levar a uma série de problemas respiratórios e outros sintomas.
Quais os sintomas do desvio de septo?
Entre as principais manifestações associadas ao desvio de septo estão:
Obstrução nasal: Dificuldade em respirar pelo nariz, especialmente de um lado.
Epistaxe: Sangramento nasal ocasional.
Ronco e apneia do sono: Em alguns casos, o desvio de septo pode contribuir para o ronco e dificultar o tratamento para Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).
Nem todas as pessoas com desvio de septo apresentam sintomas significativos, e em alguns casos, a condição pode ser assintomática.
Como saber se você tem desvio de septo e como tratar?
A primeira coisa a se fazer é procurar um otorrinolaringologista. O diagnóstico do desvio de septo envolve uma avaliação clínica que pode incluir:
Histórico médico: O médico perguntará sobre seus sintomas, histórico médico, lesões nasais anteriores, cirurgias no nariz e outros fatores relevantes.
Exame físico: O otorrinolaringologista examinará as suas vias nasais utilizando um instrumento chamado espéculo nasal para verificar a presença de desvio ou outras anormalidades.
Endoscopia nasal: Em alguns casos, pode ser realizado um exame endoscópico das cavidades nasais para avaliar mais detalhadamente a anatomia interna do nariz.
Imagens diagnósticas: Exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), podem ser solicitados em alguns casos para obter imagens mais detalhadas da estrutura nasal.
Se o diagnóstico confirmar um desvio de septo e seus sintomas estiverem causando desconforto significativo ou dificuldades respiratórias, o tratamento pode incluir:
Tratamento conservador: Uso de medicamentos, como corticosteroides nasais e irrigação nasal com solução salina pode aliviar os sintomas por melhora das condições associadas ao desvio de septo. Porém não tratam o desvio de septo nasal.
Cirurgia de septoplastia: Durante a avaliação o otorrinolaringologista irá avaliar a qual parte e qual a gravidade do desvio de septo. Para os desvios mais leves e que não alteram a direção do nariz podemos utilizar a septoplastia, que não envolve alterações na estrutura do nariz e podem ser realizadas sem cortes externos. No entanto, se o septo nasal tem um desvio muito acentuado ou que atinja a estrutura do nariz, especialmente nos casos de trauma, uma rinosseptoplastia será necessária. Nesse procedimento é possível corrigir até os desvios mais acentuados do septo nasal, mas é de mais difícil realização e demanda mais tempo.
A decisão de optar pela cirurgia geralmente é baseada na gravidade dos sintomas e na incapacidade do tratamento conservador de proporcionar alívio adequado. É importante discutir todas as opções de tratamento com o seu médico para determinar a abordagem mais adequada ao seu caso específico.
Comentários