top of page

Por que minha voz fica rouca?

ree

A Disfonia é qualquer alteração na qualidade da voz, geralmente envolvendo mudanças na produção do som vocal. Ela pode se manifestar como rouquidão, aspereza, fraqueza vocal ou mudanças na tonalidade da voz


O problema pode surgir por várias causas como: infecções respiratórias, uso excessivo da voz, alterações na estrutura das cordas vocais, doenças neuromusculares e até refluxo gastroesofágico.

Se você suspeita que tem disfonia, é aconselhável procurar um laringologista, (otorrinolaringologista especializado em doenças da laringe). Com base na avaliação da consulta médica, exames físicos e avaliação da voz, o otorrino vai diagnosticar a causa da disfonia e recomendar um plano de tratamento apropriado. Em alguns casos, o médico pode recomendar exames adicionais, como uma videolaringoscopia ou uma análise acústica da voz, para obter uma visão mais detalhada do funcionamento das cordas vocais. Não deixe de comunicar ao médico detalhes sobre seus sintomas, quando começaram e qualquer fator que possa estar contribuindo, como o uso excessivo da voz ou exposição a fatores irritantes. 


Tratamento da Disfonia

São vários os tratamentos da disfonia. Tudo vai depender do tipo de disfonia encontrada. Esses tratamentos podem ser através de: repouso vocal, terapia vocal, medicamentos e até cirurgia, se for o caso.

São quatro os tipos de cirurgia para resolver o problema da disfonia: Microcirurgia de Cordas Vocais: Em casos de pólipos nas cordas vocais, cistos ou outras lesões, a microcirurgia pode ser realizada para remover ou corrigir essas anormalidades. Isso é frequentemente feito através de uma laringoscopia direta, onde instrumentos delicados são usados para tratar a área afetada, sob anestesia geral.

Cirurgia de Reconstrução: Em alguns casos de danos significativos, paralisias ou cicatrizes nas cordas vocais, a cirurgia de reconstrução pode ser considerada para restaurar a função vocal. Isso pode envolver o uso de enxertos de tecido para reparar áreas danificadas e preenchimento com materiais biocompatíveis.


Cirurgia de Implante Vocal: Em casos de paralisia das cordas vocais, procedimentos cirúrgicos podem ser realizados para implantar materiais que ajudam a reestruturar a posição e a função das cordas vocais, restaurando a qualidade vocal.

Remoção de Tumores: Se a disfonia for causada por tumores na laringe ou em áreas próximas, a cirurgia para remover esses tumores pode ser necessária. O tipo de cirurgia dependerá do tamanho, localização e natureza do tumor, podendo ser realizadas por cirurgia tradicional através de cortes ou com uso de laser, na maioria dos casos, por laringoscopia direta.


Mas, lembre-se, a decisão de realizar uma intervenção cirúrgica é baseada na avaliação médica individual. Nem todos os casos exigem cirurgia, e muitas vezes são exploradas 


Opções de tratamento mais conservadoras são sempre avaliadas antes de se considerar procedimentos cirúrgicos. A escolha do tratamento dependerá da causa específica da disfonia e de outros fatores, como local acometido, extensão da lesão e a gravidade dos sintomas, além da saúde geral do paciente e necessidade do uso da voz no dia a dia.


 
 
 

Comentários


Ativo 1logo-otorrino-mater-dei-verde.png

Contorno

Av. do Contorno, 9000 - Bairro Barro Preto

Belo Horizonte - MG, 30110-062

Consultas: 31 98840-9000 (Whatsapp)

Betim

Via Expressa de Betim, 15500 - Bairro Duque de Caxias

Betim - MG, 32673-472

Consultas: 31 3339-9000 (Telefone)

Plantão diário de 07h às 22h.

Entre em contato
Críticas e sugestões. Consultas não são marcadas por este formulário.

Obrigado! Retornaremos em breve

bottom of page