Refluxo faríngeo-laríngeo
- Flávia Lovisi
- 30 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Um incômodo que atinge crianças e adultos

O refluxo faríngeo-laríngeo, também conhecido como refluxo faríngeo ou laringofaríngeo, é o processo em que o conteúdo ácido do estômago é regurgitado e atinge a região da faringe e laringe. Isso pode acontecer quando o conteúdo do estômago, incluindo ácidos e enzimas digestivas, retorna para o esôfago, afetando a área da garganta. Alguns sintomas comuns associados ao refluxo faríngeo-laríngeo são: rouquidão persistente ou alterações na qualidade vocal, sensação de um "caroço" na garganta, tosse crônica, garganta irritada ou dor na garganta e dificuldade em engolir.
O diagnóstico do refluxo faríngeo-laríngeo envolve uma avaliação médica detalhada. Isso pode incluir a análise dos sintomas, exames físicos e testes específicos, como a videolaringoscopia, manometria e a pHmetria esofágica.
Já o tratamento pode envolver uma combinação de medidas, tais como: modificações na dieta, mudanças no estilo de vida, medicamentos, terapia vocal e até mesmo a elevação da cabeceira da cama.
Todo refluxo esofágico evolui com refluxo laringo-faríngeo?
Não é sempre que isso acontece. O refluxo gastroesofágico (RGE) e o refluxo laringo-faríngeo (RLF) são condições diferentes, embora compartilhem a característica de envolverem o retorno do conteúdo gástrico para áreas acima do esôfago.
O refluxo gastroesofágico ocorre quando o ácido do estômago retorna para o esôfago, causando sintomas como azia, regurgitação ácida e desconforto torácico. Nem todas as pessoas com refluxo esofágico desenvolvem sintomas no trato respiratório superior, como tosse, rouquidão ou sensação de caroço na garganta, que caracterizam o refluxo laringo-faríngeo.
Por outro lado, o refluxo laringo-faríngeo envolve o refluxo de conteúdo ácido até a região da laringe e faringe. Isso pode causar irritação nas cordas vocais, tosse crônica, rouquidão e outros sintomas relacionados à garganta.
Enquanto algumas pessoas podem ter apenas refluxo gastroesofágico, outras podem desenvolver refluxo laringo-faríngeo em conjunto com o refluxo esofágico. No entanto, muitas pessoas com refluxo laringo-faríngeo não apresentam sintomas de refluxo gastroesofágico clássico.
Comentários