
RINOLOGIA
A rinologia é uma área da otorrinolaringologia que se dedica a diagnosticar e tratar doenças do nariz e das cavidades paranasais (seios da face), além de alterações que comprometem a estética nasal. Aborda desde quadros agudos como rinossinusites virais, bacterianas e fúngicas, complicações das rinossinusites, sangramentos nasais, tumores nasais e dos seios da face, sinusites causadas por problemas dentários, a quadros crônicos como obstrução nasal (por desvio do septo nasal, problemas nas válvulas nasais, hipertrofia das conchas nasais), perfuração do septo nasal, rinossinusite crônica, abordagem de tumores da base do crânio que podem ser ressecados por dentro do nariz. Trata ainda de insatisfações com a estética nasal a fim de gerar uma harmonia e melhora da auto-estima.
EXAME
O exame realizado pelo próprio otorrinolaringologista, que auxilia no diagnóstico das patologias e no acompanhamento dos pacientes, consiste na videoendoscopia nasal com ótica flexível ou rígida.
Após estabelecer o correto diagnóstico, as estratégias para o tratamento são definidas em conjunto com o paciente e podem consistir em tratamento clínico ou cirúrgico e, em muitos casos, faz-se necessário o acompanhamento de outras especialidades tais como a dermatologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, neurocirurgia e multidisciplinar, como a fonoaudiologia e a fisioterapia.